quarta-feira, 20 de junho de 2012

CAMPANHAS EDUCATIVAS

A Campanha publicitária educativa sobre Direitos Humanos da TV Anísio Teixeira é composta por sete peças de um minuto que apresentam questões referentes ao exercício da cidadania e fomentam reflexões e ações sobre Direitos Humanos. A referida campanha aborda os seguintes subtemas: - Combate ao trabalho infantil - Combate ao preconceito racial - Preservação do Meio ambiente - Direitos do Idoso - Respeito à diversidade religiosa - Respeito à diversidade sexual - Direitos da Mulher

Combate ao preconceito racial


Uso pedagógico: 3. Sugestão de Atividade Mediante a relação das Campanhas Educativas com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, as peças publicitárias aqui propostas podem ser usadas como disparadores de reflexões e discussões sobre os referidos temas transversais, numa lógica contextualizada e interdisciplinar que contempla as diversas áreas do conhecimento. A partir da peça “Combate ao Preconceito Racial” da série Campanhas Educativas de Direitos Humanos, apresentaremos aqui uma proposta pedagógica para utilização das Campanhas Educativas. É importante destacar que a proposta a seguir tem um caráter ilustrativo, buscando incentivar uma utilização contextualizada e multidisciplinar das Campanhas Educativas, assim como provocar a construção de outras atividades didáticas, por professores e suas comunidades escolares. Tal peça pode ser usada como um disparador pedagógico para a realização de uma atividade de transposição da linguagem. Nesse sentido, pode-se, a partir da linguagem audiovisual, construir atividades pedagógicas, como: jornal mural, peça teatral, apresentação de dança, jogral, etc. Para a proposta a seguir, apresentamos como sugestão de atividade O JORNAL MURAL. Atividade detalhada (Jornal Mural): Para a construção do Jornal Mural, sugerimos a seguinte sequência de ações: a) Apreciação do vídeo; b) Discussão e apresentação dos assuntos elencados; c) Distribuição das editorias/temas por equipes; d) Orientação para a realização de um jornal mural: - Definição do jornal mural - Definição de editorias - Conceito de texto informativo e literário - Pesquisa sobre os temas - Discussão dos temas - Construção textual para cada editoria - Montagem do jornal mural (colagem dos textos e gravuras sobre os temas) e) Definição de data da apresentação. Questões/Temas a serem problematizadas nas Editorias • Sociologia – Convivência com a diversidade étnica e cultural, Cidadania e Direitos Humanos; • Filosofia – Reflexão sobre valores (ética e moral); • Matemática – Dados estatísticos referentes à violência contra afrodescendentes no Brasil; • Geografia – Análise do território nacional a partir do século XVI considerando seus conflitos étnico-raciais; • História – Diversidade étnica e cultural no Brasil. Obs.1: As disciplinas Língua Portuguesa e Arte participarão ativamente na construção da atividade. Obs.2: É importante o acompanhamento e mediação do(a) professor(a) durante todas as etapas da atividade. Recursos a serem utilizados - Projetor multimídia; - Telão; - Computador com acesso à internet; - Caixa de som; Obs.: Em substituição aos recursos acima, pode-se usar um aparelho de DVD e uma TV. - Papel metro; - Papel A4; - Impressora; - Tesoura; - Cola. - Pincel atômico colorido. Avaliação Os professores envolvidos na atividade avaliarão seus alunos, considerando o nível de apreensão dos conteúdos trabalhados, a partir do conteúdo e forma apresentados no jornal mural. Para tanto, torna-se importante considerar os seguintes critérios: - Participação; - Interesse; - Criatividade; - Criticidade; - Contextualização do conhecimento; - Compreensão dos fatores interdisciplinares que giram em torno do tema; - Compreensão da importância do fortalecimento do respeito à diversidade religiosa. 4- Referências BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1997 BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. BUSSAB WO, MORETTIN PA. Estatística Básica. 5ª ed. São Paulo: Saraiva Editora, 2002. CANDAU, Vera Maria. et al. Tecendo a cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. COUVRE, Maria de Lourdes M. O que é Cidadania. 3 ed. São Paulo: Brasiliense.2001. DAVID, Paulo. Os direitos da criança e a mídia: conciliando proteção e participação. In: CARLSSON, Ulla e FEILITZEN, Cecília Von. A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo: UNESCO, Editora Cortez, 2002, pp. 37-42. DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do Futuro; Cidadania Hoje e Amanhã. 2 ed. São Paulo: Ática. 1998. ____________________. O Cidadão de Papel. 18 ed. São Paulo: Ática. 1999. GADOTTI, M. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992. p. 23. GALLO, Sílvio. (Coord). Ética e Cidadania. Campinas: Papirus, 1997. GUERRA FILHO, Willis Santiago. Dos Direitos Humanos aos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 1997. HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989. HORKHEIMER, M. & ADORNO, T. Preconceito. In: Temas Básicos de Sociologia. São Paulo: Cultrix, 1988. MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. 7ª ed. IME/SP. Editora EDUSP, 2010. RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p. 20. SANTOS, Milton – Espaço e método. São Paulo: Ed. Nobel, 1985.


Seguem outras peças de Direitos Humanos das Campanhas educativas:

Combate ao trabalho infantil.
Preservação do Meio ambiente

Direitos do idoso

Respeito à diversidade religiosa

Respeito à diversidade sexual (adoção homoafetiva)

Direitos da mulher (Licença maternidade)


Segue abaixo uma peça comemorativa e educativa sobre o "Descobrimento" ou "Achamento do Brasil". A mesma foi ao ar no dia 22 de abril de 2012.Nada melhor do que ouvir o povo nas ruas sobre sua própria história. Se ligue aí!




Agora veja o making of do vídeo!

2 comentários:

  1. Marcus,
    Gostei bastante destas peças, são ótimas para estimular um debate em sala de aula sobre esses diversos temas.
    Italva Suzart

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Italva! As peças estão disponiveis. Você e qualquer professor pode usar. A licença é livre!

      Excluir