A Campanha publicitária educativa sobre Direitos Humanos da TV Anísio Teixeira é composta por sete peças de um minuto que apresentam questões referentes ao exercício da cidadania e fomentam reflexões e ações sobre Direitos Humanos. A referida campanha aborda os seguintes subtemas:
- Combate ao trabalho infantil
- Combate ao preconceito racial
- Preservação do Meio ambiente
- Direitos do Idoso
- Respeito à diversidade religiosa
- Respeito à diversidade sexual
- Direitos da Mulher
Combate ao preconceito racial
Uso pedagógico:
3. Sugestão de Atividade
Mediante a relação das Campanhas Educativas com os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, as peças publicitárias aqui propostas podem ser usadas como disparadores de reflexões e discussões sobre os referidos temas transversais, numa lógica contextualizada e interdisciplinar que contempla as diversas áreas do conhecimento.
A partir da peça “Combate ao Preconceito Racial” da série Campanhas Educativas de Direitos Humanos, apresentaremos aqui uma proposta pedagógica para utilização das Campanhas Educativas. É importante destacar que a proposta a seguir tem um caráter ilustrativo, buscando incentivar uma utilização contextualizada e multidisciplinar das Campanhas Educativas, assim como provocar a construção de outras atividades didáticas, por professores e suas comunidades escolares.
Tal peça pode ser usada como um disparador pedagógico para a realização de uma atividade de transposição da linguagem. Nesse sentido, pode-se, a partir da linguagem audiovisual, construir atividades pedagógicas, como: jornal mural, peça teatral, apresentação de dança, jogral, etc.
Para a proposta a seguir, apresentamos como sugestão de atividade O JORNAL MURAL.
Atividade detalhada (Jornal Mural):
Para a construção do Jornal Mural, sugerimos a seguinte sequência de ações:
a) Apreciação do vídeo;
b) Discussão e apresentação dos assuntos elencados;
c) Distribuição das editorias/temas por equipes;
d) Orientação para a realização de um jornal mural:
- Definição do jornal mural
- Definição de editorias
- Conceito de texto informativo e literário
- Pesquisa sobre os temas
- Discussão dos temas
- Construção textual para cada editoria
- Montagem do jornal mural (colagem dos textos e gravuras sobre os temas)
e) Definição de data da apresentação.
Questões/Temas a serem problematizadas nas Editorias
• Sociologia – Convivência com a diversidade étnica e cultural, Cidadania e Direitos Humanos;
• Filosofia – Reflexão sobre valores (ética e moral);
• Matemática – Dados estatísticos referentes à violência contra afrodescendentes no Brasil;
• Geografia – Análise do território nacional a partir do século XVI considerando seus conflitos étnico-raciais;
• História – Diversidade étnica e cultural no Brasil.
Obs.1: As disciplinas Língua Portuguesa e Arte participarão ativamente na construção da atividade.
Obs.2: É importante o acompanhamento e mediação do(a) professor(a) durante todas as etapas da atividade.
Recursos a serem utilizados
- Projetor multimídia;
- Telão;
- Computador com acesso à internet;
- Caixa de som;
Obs.: Em substituição aos recursos acima, pode-se usar um aparelho de DVD e uma TV.
- Papel metro;
- Papel A4;
- Impressora;
- Tesoura;
- Cola.
- Pincel atômico colorido.
Avaliação
Os professores envolvidos na atividade avaliarão seus alunos, considerando o nível de apreensão dos conteúdos trabalhados, a partir do conteúdo e forma apresentados no jornal mural. Para tanto, torna-se importante considerar os seguintes critérios:
- Participação;
- Interesse;
- Criatividade;
- Criticidade;
- Contextualização do conhecimento;
- Compreensão dos fatores interdisciplinares que giram em torno do tema;
- Compreensão da importância do fortalecimento do respeito à diversidade religiosa.
4- Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição [da] Republica Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEE, 1997
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.
BUSSAB WO, MORETTIN PA. Estatística Básica. 5ª ed. São Paulo: Saraiva Editora, 2002.
CANDAU, Vera Maria. et al. Tecendo a cidadania: oficinas pedagógicas de direitos humanos. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
COUVRE, Maria de Lourdes M. O que é Cidadania. 3 ed. São Paulo: Brasiliense.2001.
DAVID, Paulo. Os direitos da criança e a mídia: conciliando proteção e participação. In: CARLSSON, Ulla e FEILITZEN, Cecília Von. A criança e a mídia: imagem, educação, participação. São Paulo: UNESCO, Editora Cortez, 2002, pp. 37-42.
DIMENSTEIN, Gilberto. Aprendiz do Futuro; Cidadania Hoje e Amanhã. 2 ed. São Paulo: Ática. 1998.
____________________. O Cidadão de Papel. 18 ed. São Paulo: Ática. 1999.
GADOTTI, M. Diversidade cultural e educação para todos. Rio de Janeiro: Graal, 1992. p. 23.
GALLO, Sílvio. (Coord). Ética e Cidadania. Campinas: Papirus, 1997.
GUERRA FILHO, Willis Santiago. Dos Direitos Humanos aos Direitos Fundamentais. Porto Alegre: Livraria do Advogado. 1997.
HOLANDA, S. B. Raízes do Brasil. 21. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1989.
HORKHEIMER, M. & ADORNO, T. Preconceito. In: Temas Básicos de Sociologia. São Paulo: Cultrix, 1988.
MAGALHÃES, M.N.; LIMA, A.C.P. Noções de Probabilidade e Estatística. 7ª ed. IME/SP. Editora EDUSP, 2010.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1995. p. 20.
SANTOS, Milton – Espaço e método. São Paulo: Ed. Nobel, 1985.
Seguem outras peças de Direitos Humanos das Campanhas educativas:
Combate ao trabalho infantil.
Preservação do Meio ambiente
Direitos do idoso
Respeito à diversidade religiosa
Respeito à diversidade sexual (adoção homoafetiva)
Direitos da mulher (Licença maternidade)
Segue abaixo uma peça comemorativa e educativa sobre o "Descobrimento" ou "Achamento do Brasil". A mesma foi ao ar no dia 22 de abril de 2012.Nada melhor do que ouvir o povo nas ruas sobre sua própria história. Se ligue aí!
Agora veja o making of do vídeo!
Marcus,
ResponderExcluirGostei bastante destas peças, são ótimas para estimular um debate em sala de aula sobre esses diversos temas.
Italva Suzart
Valeu, Italva! As peças estão disponiveis. Você e qualquer professor pode usar. A licença é livre!
Excluir